Marcadores

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Adoro refogados e tempêros novos.

Olá,

     Não lembro porque é que eu me dava mal em química. Aliás, sei sim, por causa do cálculo envolvido, porque as poucas práticas que tivemos eu adorei, até tive um daqueles kits alquimia ou coisa assim. Cozinhar é um exercício de paciência e descoberta e as vezes nos surpreendemos com algo que havíamos ignorado por muito tempo, utlizado de maneira diferente da que conhecíamos e aí, hmmm. Será que só o Rémy do Ratatouille me entende? Tenho certeza que não.
     Jantamos na casa de um casal de primos quando apresentaram uns refogados japoneses pré-prontos. Um aroma complexo, apimentado e familiar me deixou impressionado. E era curry (carê ou caril). Logo adquirimos o condimento no mercado. Para ficar bem didático vou recorrer ao wiki: Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. 
     Chegamos em casa e aguardei o momento. Então surgiu a oportunidade e fui atrás do que tinha disponível. E lá vai a receita:


Refogado de carne com legumes ao curry:
- 1 Cebola média;
- Meio pimentão;
- 300 g de carne bovina (alcatra, coxão-mole, mignon, patinho);
- 2 mandoquinhas salsa;
- Manteiga;
- Curry;
- 2 colheres de massa de tomate;
- 3 colheres de creme de leite.

Modo de preparo.
- Refogue a carne picadinha na manteiga;
- Adicione a cebola e refogue mais um pouco;
- Adicione o Curry (pode caprichar na quantidade), mandioquinha, cenoura cortadas. Feche a panela e dê tempo para a cenoura e mandioquinha cozinharem um pouco;
- Adicione o pimentão, e a massa de tomate, acerte o sal;
- Depois de mais alguns minutos, desligue o fogo e adicione o creme de leite. 

Servimos com arroz branco e vinho tinto, delícia de almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário