Marcadores

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sabor e redenção em dose dupla - Bolo de banana e Pizza caseira

Convenhamos, eu sou extremamente racional. É intrínseco ao que eu sou e me moveu a escrever o último post sobre o meu fracasso culinário na recepção com os meus primos. Claro que não tardaria a buscar a redenção. Quinta-feira passada, um 30 de junho frio e úmido foi o dia escolhido para isso.

Cheguei em casa e despido de consciência ecológica devido ao frio que congelava os ossos e a umidade que mofava tudo. Liguei o ar condicionado no quente e fui para a cozinha preparar um bolo de banana e em seguida uma pizza. Fiz tudo como pretexto para ligar o forno elétrico e deixar a casa mais quente, além é claro de usar tudo como pretexto para ter um papo gostoso com a esposa e melhorar o ânimo da minha amada esposa que já estava congelando naquele apartamento.

Liguei o notebook na cozinha com o filme do Fantasma da Ópera para relembrar a esposa da nossa estadia em New York e funcionou muito bem. A casa estava viva e a cozinha mais ainda com as nossas risadas em meio a farinha, ovos e outras delícias.

Para o bolo segui algumas receitas da internet misturadas, resultando no seguinte:

- 2 ½ xícaras de farinha;
- 5 bananas prata;
- 2 ovos;
- 1 ½ xícara de açúcar;
- 1 xícara de leite;
- ½ xícara de manteiga;
- ½ xícara de óleo;
- 1 colher de sopa de fermento químico;
- Essência de baunilha;
- Canela.

Modo de fazer:

- Na batedeira primeiro colocar os ovos, açúcar, manteiga, óleo e 2 bananas picadas, bater por alguns minutos;
- Quando você perceber que a banana está bem uniforme adicione a farinha e o leite morno;
- Adicione a essência de baunilha, a canela, desligue a batedeira, adicione o fermento e misture bem;
- A forma deve ser untada com um pouco de manteiga, depois salpicar de açúcar e espalhar as 3 bananas restantes picadas na forma, com mais um pouquinho de açúcar para garantir a caramelização;
- Despeje a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 50 minutos (depende do forno, no nosso Fischer, precisou de 50 minutos, dos quais somente 15 com o dourador ligado.
 
E a pizza???

Bom, fiz com os ingredientes a mão e não uso medidas, mas sempre tento traduzir em medidas com o que me lembro.
 
Massa:
- ½ xícara de óleo;
- 3 xícaras de farinha (depois foi mais para acertar o ponto);
- 1 colher de café de sal;
- 1 pitada de açúcar;
- 2 ovos;
- 1 colher de chá de fermento químico.

Mistura os ingredientes, até buscar uma massa homogênea, deve ficar similar a massa de pão, para chegar neste ponto, vai se adicionando farinha. A forma da pizza não foi untada, um leve excesso de farinha é que permite que ela não grude. Levar ao forno a massa modelada na forma por cerca de 10 minutos depois retirar para colocar a cobertura.
 
Para esta pizza fiz um molho de tomate acebolado com muita salsa, cebolinha manjericão, e uma pitada de alho e cominho em pó. No molho adicionei milho e ervilhas e este serviu de base para a pizza. Depois muito queijo mussarela, algum parmesão, linguicinhas calabresas e muito orégano.

O resultado está aí.



A redenção é doce ou salgada, mas enfim é uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário